sábado, 20 de agosto de 2011

RENÊ SIMÕES E O BICHO-FAMÍLIA

Esposas, mães, noivas e namoradas, para elas é dirigida a premiação de R$300,00 por bons resultados conquistados pela equipe do Bahia.


A premiação por resultados positivos, um regalo oferecido ao jogador além do salário estabelecido por contrato, é uma prática que vem de muito longe no futebol brasileiro. É mais antiga que o próprio contrato e salário pago aos jogadores de futebol, já que era uma forma de os dirigentes driblarem a legislação que, até os anos iniciais do século XX não permitia que atletas jogassem por dinheiro.

Em outras palavras, a premiação, mais conhecida por bicho (por causa do jogo-do-bicho, mesmo) é herança de um passado que pretendia manter o amadorismo no esporte, logo, manter a prática confinada a apenas uma parcela elitista da população.

Agora, em inícios do século XXI, Renê Simões reinventa a premiação. O bicho-família.

A equipe do Bahia, comandanda por Renê, que esta temporada montou um time com nomes reconhecidos no cenário nacional (como Ricardinho, Carlos Alberto e Reinaldo), agora premia com a quantia de R$300,00 mulheres que fazem parte diretamente da vida familiar dos jogadores. E, ainda, vez ou outra, o técnico organiza reuniões com atletas e seus familiares no próprio clube.

Seu argumento é que a proximidade é necessária, pois os longos períodos de concentração afastam os jogadores do convívio com seus familiares.

Sem dúvida, o argumento é louvável e tal atitude pode trazer um melhor desempenho dos atletas, pois a cobrança pode aumentar até mesmo em casa.

Contudo, somando esta com outras atitudes de Renê Simões ao longo de sua carreira como técnico, que se mostra diferenciado em seu modo de falar, procurando sempre se apresentar como um estudioso do futebol, fica uma questão.

O bicho-família, de Renê Simões é uma atitude para enriquecer a vida dos atletas, assim como aumentar o rendimento em campo ou se trata de uma atitude que mais procura evidenciá-lo na mídia, promovendo sua imagem como um profissional inovador? Ou tanto a primeira como a segunda hipótese são válidas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário