terça-feira, 15 de novembro de 2011

A REPÚBLICA E O FUTEBOL NA HISTÓRIA DO BRASIL


http://magelstudio.com.br/2010/06/03/futebol-ideafixa/
República e Futebol, a história de um e de outro se confunde no Brasil.

Em 1889 foi proclamada a República no Brasil.

Mais um episódio que envolveu uma disputa entre pouquíssimos grupos da sociedade brasileira, algumas elites.

Enquanto a maior parcela da população procurava viver, o fim do Império se dava através de acordos envolvendo a oligarquia agrária  que estava muito descontente com a abolição da escravatura (a tardia Lei Áurea de 1888); a nobreza de Portugal, na figura de D. Pedro II que, definitivamente, seria afastada do poder; e os militares, grupo que constantemente estaria presente na história política brasileira a partir daquele momento.

A História do Futebol No Brasil (1894-1950),
Thomaz Mazzoni 
Apenas 5  anos depois da República ter sido Proclamada, segundo a história oficial - ou oficiosa, como queiram -, ou seja, no ano de 1894, Charles Willian Miller teria chegado com equipamentos para jogar futebol pela primeira vez no Brasil.

Ao que tudo indica, essa versão está muito mais para uma lenda,  um mito, uma invenção.

Contudo, a biografia e a importância de Charles Miller para o futebol no Brasil - que, aí sim, sem dúvida, foi grande -, somada à data de seu retorno da Europa com os apetrechos do foot-ball inglês podem nos dar uma boa ideia do momento em que a prática passou a ser cada vez mais recorrente por estas terras.

Não por um único indíviduo, nem em um único ponto geográfico, mas um jogo com bola, baseado em algumas regras mais ou menos uniformes, que pipocou por diversas regiões do país e através de diversos elementos.
Aliás, não só o futebol, mas uma série de outros elementos da modernidade europeia passaram a fazer parte do cenário brasileiro.

No final do século XIX, junto com a chegada da República muitas coisas aconteciam no Brasil. O Rio de Janeiro era o local privilegiado de tuda a agitação, era a Capital do Império, depois da República - até os anos 1960, quando surge Brasília.

http://www.jornaldosamba.blogger.com.br/2005_02_01_archive.html
Contexto que nos apresenta Graciliano Ramos, num texto de 1940. Momento em que o grande escritor já se apresentava redimido da profecia desastrosa que fizera em 1921: a de que o futebol no Brasil era mero "fogo de palha".

Assim, em sua "Pequena história da República", Graciliano Ramos se mostrou muito mais interessante como historiador do que profeta:

"Em 1889 o Brasil se diferenciava muito do que é hoje: não possuíamos Cinelândia nem arranha-céus; os bondes eram puxados por burros e ninguém rodava em automóvel; o rádio não anunciava o encontro do Flamengo com o Vasco, porque nos faltavam rádio, Vasco e Flamengo; na Estrada de Ferro Brasil Central morria pouca gente, pois os homens, escassos, viajavam com moderação; existia o morro do Castelo, e o Rio Branco não era uma avenida - era um barão, filho de visconde. O visconde tinha sido ministro e o barão foi ministro depois. Se não se chamassem Rio Branco, a avenida teria outro nome.
(...) as estradas de ferro eram curtas, e quase desconheciam estradas de rodagem, porque havia carência de rodas. Nos sítios percorridos atualmente pelo caminhão, deslocava-se o carro de boi, pesado e vagaroso.
Pouco luxo nas capitais, necessidades reduzidas no campo. As cidadezinhas no interior, mediocremente povoadas, igonoravam a iluminação elétrica e o bar.".

Vale lembrar o quanto os citados Flamengo e Vasco têm em seus nomes o esporte que, junto com o turfe, a esgrima e o cricket, era ainda um dos mais famosos da época: o Remo.


Primeiro escudo do Flamengo

Primeiro uniforme do Vasco
Daí o times, hoje conhecidos pelo seu futebol, denominarem-se Clube de Regatas Flamengo - nascido no dia da Proclamação da República no ano de 1895, e Clube de Regatas Vasco da Gama - fundado em 1898.
Em 2011, a atual capital federal, Brasília, deu demonstração do quanto a Republica Ferederativa do Brasil é também uma república do futebol. O Museu da República, no dia 21 de abril, expôs através de projeção no meio da Esplanado dos ministério, uma imensa bola e craques da história do futebol brasileiro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário