quinta-feira, 24 de novembro de 2011

RESPOSTA DE FRANCISCO BAIÃO

Ontem, neste blog, teci críticas ao texto do articulista Francisco Baião. Também deixei minha indignação na própria página do site Futebol Portugal em que o artigo foi publicado.

Prontamente, o colunista respondeu ao meu comentário que, abaixo, reproduzo:

Caro Luciano, muito obrigado pelo comentário. Se reparar bem no artigo, refere-se que este tipo de situações (jogos interrompidos por violência de adeptos) é “bem mais frequente” em jogos de campeonatos sul-americanos que europeus, ou seja, não se refere que seja uma pratica exclusiva de não-europeus, mas sim, mais frequente. Certamente encontrará muitos mais exemplos em que jogos não chegaram ao fim por comportamento incorreto de adeptos na América do Sul que na Europa.
Diante disso, posso dizer que continuo a acreditar que as expressões "certamente" e "bem mais frequente", são repetições de verdades inventadas.

Tratam-se de ações que na maioria das vezes são tomadas como "naturais" nas narrativas, mas que urgem serem revistas. Essas falas, que acreditamos estarem absolutamente certas, têm tudo para desembocarem no mar dos preconceitos e, por sua vez, na intolerância.

Contudo, como repliquei ao colunista português, o fato dele, em seguida, me oferecer atenção, tratou-se de uma atitude das mais honradas. Logo, que tem o meu respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário