quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O CASO DO ANIVERSÁRIO DO CLUBE DE REGATAS FLAMENGO

Oficialmente, a data de fundação do Rubro Negro é 17 de novembro de 1985. Contudo, o próprio clube e os meios de comunicação comemoram seu aniversário no dia 15.

De acordo com o site oficial do Flamengo:

Para concretizar de vez o sonho, marcaram para a casa de Nestor de Barros, na Praia do Flamengo número 22, no dia 17 de novembro, a reunião para a fundação do Grupo. (...). Decidiram também que a data oficial da fundação seria 15 de novembro, devido ao feriado da Proclamação da República. As cores escolhidas foram o azul e o ouro, em listras horizontais. Posteriormente, em 1896, as cores mudaram devido a dificuldade de achar os tecidos, que vinham da Inglaterra, além de a salinidade e o sol desbotarem as cores. Assim, o uniforme do clube passou a ser uma camiseta em listras horizontais em vermelho e preto, com o escudo no lado esquerdo, além de bermudas pretas e um cinto branco.
Evidentemente, ao longo da história, a troca da data passou a ser cada vez mais cultivada.

Trata-se de uma maneira que o clube encontra para autorreafirmar-se como a agremiação que mais representa o sentimento nacional, que mais representa o Brasil.

Relacionar sua fundação com a própria data de Proclamação da República do Brasil veio a reforçar essa ideia de clube da brasilidade. Uma característica que diversas personalidades, ao longo do século XX, procuraram impor continuamente para o Flamengo.



Livro que contém crônicas de Zé Lins
escritas no Jornal dos Sports, de Mário Filho
 
Dentre tais figuras, sem dúvida, duas das mais importantes - para não dizer as mais importantes - foram Mário Rodrigues Filho e José Lins do Rego.

O primeiro é um dos jornalistas mais importantes da história do futebol brasileiro, irmão de Nelson Rodrigues e que, não por acaso, dá nome ao estádio do Maracanã. É uma das grandes figuras reponsáveis pela difusão do futebol no Brasil, sem dúvida. Vale lembrar que Mário Filho, dono do Jornal dos Sports, apesar de se dizer Fluminense, tem sua identidade clubística questionada em uma das crônicas de seu próprio irmão.

josé Lins do Rego, por sua vez, foi um fanático declarado pelo Clube de Regatas Flamengo. Um dos grandes literatos brasileiros, escritor de Menino de Engenho,  também foi um cronista que escrevia cotidianamente sobre futebol com escancarado destaque para o Flamengo. Além de escrever em tons preto e vermelho, ainda dirigiu o clube que tanto amou - além de também ocupar cargos na CBD (Confederação Brasileira de Desportos - claro que na área do futebol).

O certo é que o aniversário do Flamengo é só mais um dado do quanto é grande a importância do clube não só para o futebol brasileiro, mas mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário