quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SABIÁ COMO LOGO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013

Há 500 dias da abertura do torneio teste para a Copa do Mundo do Brasil, a FIFA lança o logotipo da Copa das Confederações 2013.

O logo é totalmente inspirado no sabiá-laranjeira.

A ave, desde 2003, foi oficialmente instituída por um decreto do governo Fernando Henrique Cardoso, a ave símbolo do Brasil.

Deixando de lado, leis e decretos, não pode se negar que foi uma bela escolha dos marqueteiros da Copa.

O Brasil é o país que mais possui espécie de aves no mundo e o sabiá ocorre em diversas regiões do território tupiniquim.
O blog Pedro da Veiga traz as palavras de um ornitólogo para dar mostras do quão importante é o sabiá por nossas bandas:


De acordo com o renomado ornitólogo Dalgas Frisch, autor da proposta inicial para que o Turdus rufiventris tornasse-se a espécie símbolo do Brasil, o sabiá é verdadeiramente um companheiro dos brasileiros que vivem no campo ou na cidade. Segundo ele, o sabiá tem qualidades impares. Não existem dois sabiás que cantem da mesma maneira. Alem disso é o som mais audível ao ouvido humano. Na Primavera, é o primeiro canto que se ouve, antes mesmo do clarear do dia, diz o ornitólogo. Apaixonado com o canto da ave, Dalgas costuma afirmar que para ele os sons maravilhosos do sabiá desabrocham nos jovens corações veios poéticos, tão puros e belos como se um cego abrisse seus olhos ao ver a luz e as cores das flores na terra. Dalgas conta que uma lenda indígena assegura que quando uma criança ouve, durante a madrugada, no início da Primavera, o canto do sabiá será abençoada com muita paz, amor e felicidade.


Entre nossas belas canções populares, é obvio que o sabiá é tema recorrente.
Umas delas é a do sensacional Luiz Gonzaga em parceria com Zé Dantas.

Sabiá foi composta no ano de 1951, fez enorme sucesso e já foi regravada inúmeras vezes por diversos grandes intérpretes da nossa música.

 
Para ouvir é só clicar:


Enfim, é um logo que representa bem o país que sediará um torneio que trará seleções de ótimo nível – já confirmadas: Espanha (campeão da Copa 2010), México (campeão da Concacaf), Uruguai (campeão da América), Japão (campeão da Ásia) e o Brasil (que é a sede).
Agradar a todos é difícil, símbolos são apenas símbolos nunca compreendem a totalidade. Contudo, o sabiá não deixa de ser uma bela escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário