segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

AINDA O RAP: BRÔ MC'S, O PRIMEIRO GRUPO INDÍGENA

Ritmo e poesia na Reserva!
Outro dia escrevi um texto sobre uma seleção de músicas que compuseram e difundiram o Rap nacional nos anos finais do século XX e início do XXI.

Proecupei-me em justificar: futebol e música são elementos que vivem em parceria, sejam os mais diferentes futebóis e os mais diversos ritmos.

Permanecendo um pouco mais no Rap, não posso deixar de citar aqui um grupo que parece significativo para esses tempos de marasmo no campo da música.


depurar.net
Em 2005, Bruno "New" começou a rimar no ritmo Hip Hop na escola, logo Charles, Clemerson e Kelvin se uniram.

Pronto! Essa turma de jovens Kaiowaá - etnia indígena do sul do Mato Grosso do Sul, mais precisamente da região de Dourados - formava o primeiro grupo de Rap indígena do Brasil: o Brô Mc's.

Proposta interessante.

Na trilha sonora composta pelo quarteto, o eixo temático está na proposta de reação dos nativos à opressão que seu povo sofre diante do poder das oligarquias brancas.

No mínimo, esses jovens conseguem inspirar profundos debates.

Um bom exemplo está no o clip oficial da música "Eju Orendive". 

Ao trabalho dos rappers, divulgado via youtube, se segue comentários interessantes.

Gente que se choca ao se deparar com o encontro brutal de culturas tempos antes divididas pela geografia e pela história.

Hoje, o mundo globalizado, traduzido e escancarado nas imagens do video clip do Bro Mc's, seguido das suas letras tanto de protesto quanto de descrição do cotidiano na reserva Kaiovaá, jamais parecem passar em branco.

Vale conhecer. Não apenas o vídeo.

Clique aqui pra ouvir o belo especial Rap Kaiowaá - ritmo e poesia do povo Guarani, no site Cultura Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário