terça-feira, 27 de setembro de 2011

PEÑAROL: UM CLUBE DE TODAS AS ÉPOCAS!

Nesta quarta-feira, 28 de setembro, o Peñarol comemora seu aniversário de 120 anos!

Os uruguaios, no que se refere ao futebol, principalmente ao futebol organizado, são os pioneiros na América.
Não é por acaso que "La Celeste" dominou as conquistas olímpicas no período imediatamente anterior ao surgimento das Copas do Mundo (ouro em 1924 e 1928). 

Abocanhou também o primeiro mundial, em seu próprio território, no ano de 1930. Fechando a primeira metade do século XX com o mítico campeonato de 1950, em  que venceu o Brasil no Maracanã, se consagrando como uma das maiores potências do esporte até aquele momento - para não dizer a maior!


No futebol de clubes a história não foi diferente: clubes fortes e títulos desde muito cedo.

E um dos que se destaca em tal processo é o Club Atlético Peñarol.

Há longínquos 120 anos, ou seja, no ano de 1891, nascia por iniciativa de operários britânicos em empreendimentos ferroviários no Uruguai, o Central Uruguayan Railway Cricket Club.

Só em 1899 nasceria o seu grande rival, o Club Nacional de Football. E, no ano seguinte, a Associação Uruguaia de Futebol.
Anos depois, como em diversas regiões do Brasil, os vizinhos do Plata receberam intenso fluxo de italianos. Assim, em 1913, com o futebol cada vez mais popularizado, esses imigrantes que não encontravam espaço no "Nacional" passaram a administrar o antigo clube inglês e o transformaram em Club Atlético Peñarol.


Hoje, o Peñarol é a equipe que tem a maior quantidade de títulos na história do futebol uruguaio, 37 até o momento.

Foi também o primeiro campeão da Libertadores. Em seguida, foi bi e completou suas conquistas com mais três taças (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987). Além de possuir três Copas Intercontinentais (1961, 1966 e 1982).

O 120º aniversário desse time vitorioso, está sendo comemorado com uma série de eventos.

A semana do aniversário começou na segunda-feira com a inauguração de uma exposição no Instituto Uruguaio de Numismática, e continuará na quarta-feira com uma viagem simbólica de trem rumo à Estação Peñarol, em Montevidéu, onde tudo começou. Na quinta-feira e na sexta-feira as atividades serão encerradas com a apresentação de dois livros sobre a história do clube.

O amistoso comemorativo será na quarta. Contra o San Lorenzo (Argentina), no Estádio Centenário (palco da 1ª Copa do Mundo de 1930), com a presença de vários ídolos dos fanáticos torcedores da equipe de Montevidéu. Entre eles: Morena, Bengoechea, Rubén Paz e Marcelo Otero.

Comemorações mais que mercecidas para um time que, sem dúvida, não só marcou épocas como é de todas as épocas!


Sobre o desenvolvimento precoce do futebol uruguaio ver: MURRAY, Bill. Uma história do futebol. São Paulo: Hedra, 2000.

Sobre as comemorações do aniversário do Peñarol, disponível em: esportes.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário