quarta-feira, 28 de setembro de 2011

BRASIL E MÍDIA: FUTEBOL, TRAGÉDIAS, ESCÂNDALOS. NADA MAIS QUE ISSO?

Um país que aparece apenas como uma terra de futebol e tragédias. Por quê?

Hoje tem jogo da Seleção Brasileira contra a Argentina, um “Superclássico” que, como já foi dito aqui, em nada lembra os dias de entusiasmo vividos no passado da Copa Roca.

Aliás um “Superclássico” com jogadores que não estão entre os mais badalados, nem do lado auriverde e nem do azul.

Um “Superclássico” que vale uma taça de 17 Kg e que só Galvão Bueno procura valorizá-lo.

Como disse Ronaldinho Gaúcho, trata-se de um mero AMISTOSO. Vale dizer, que até a Rede Globo pensa assim, basta ver a grade de programação da SporTV que divulga o “Superclássico” como nada além de um “Amistoso Internacional de Futebol”.

Contudo, sabendo que um bom pedaço dos telejornais e da mídia em geral será reservado para comentar a partida que tem pouco valor, vale desviarmos aqui um pouco a atenção para outros assuntos de nossa sociedade, de grande importância e que não são nem ao menos mencionados na grande mídia.

O país, no momento atravessa uma série de movimentos grevistas. Entre eles, ontem os bancários iniciaram uma greve. Os correios também estão parados há duas semanas.

Até que estes dois movimentos são comentados. por motivos evidentes: preocupa a existência de milhões de contas a serem pagas e, assim, a TV, o Rádio, a Web, instruem como a população deve proceder ao não receber suas dívidas ou ao não encontrar a boca do caixa aberta. Isso não significa que é também difundido e problematizado os motivos pelos quais os trabalhadores se articulam.

Assistimos entre outras notícias de futebol e outros esportes, fatos trágicos - como assassinatos, suicídios, acidentes automobilísticos – e as denúncias de corrupção que surgem da mesma maneira que se apagam, ou seja, sem nenhuma efetiva solução e punição. contudo, não conseguimos nos informar sobre as greves no setor da EDUCAÇÃO que assolam o país.

Escolas públicas estão paradas! Professores mal remunerados, recentes conquistas da categoria e de toda a sociedade, como a lei do piso de professores e a dos planos de carreira e qualificação dos profissionais de ensino, são descumpridas pelo descaso das autoridades, principalmente no nível estadual.

As greves de professores das redes estaduais de ensino estão na ordem do dia. E nada da imprensa divulgar!
 
 Em Minas Gerais, por exemplo, estado governado por Antônio Anastasia (PSDB), só hoje as escolas voltaram a funcionar:

Foram 113 dias! A maior já registrada no estado!

Desde o dia 19, 2 professores em estavm em GREVE ... DE FOME!!!

Qual o espaço do Jornal Nacional para esses acontecimentos???

No Ceará:

Sem boas informações da grande imprensa, fiquemos com as palavras de uma professora:

“Os professores da rede pública estadual se encontram em Greve desde 05 de agosto, após longas tentativas de negociação com o Governo do Estado e apresentação da proposta afrontosa do governador Cid Gomes (PSB) em relação ao Plano de Cargos e Carreiras e o desrespeito a conquista histórica do Piso Nacional da Educação. Trata-se de uma mobilização em todo o estado para defender o exercício da docência. [São reinvindicações]:

1. Ganhar melhor para deixar de ser o quinto pior salário do Brasil;

2. Que o Piso Nacional precisa ser cumprido;

3. Redução de carga horária e valorização do magistério para que o professor possa se qualificar e garantir melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem;
 
4. Redução do número de alunos por sala de aula;
 
5. Ter materiais didáticos e recursos pedagógicos suficientes para redimensionar o processo de Ensino-aprendizagem e pelo abandono imediato dos livros do Primeiro Aprender e Rumo ao Ensino Médio pela sua característica pedagógica conservadora e tradicional."
 
Cariri, CE, 15 de agosto de 2011.
Yuki Meneses Chikushi – Professora graduada em Ciências Sociais.

Veja como o governo está tratando, através do vídeo em que Ciro Gomes, irmão de Cid Gomes, conversa com comissão dos professores:




Outras greves aconteceram recentemente: professores no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, No Rio Grande do Norte, bombeiros no Rio de Janeiro, além de outros importantes fatos que acontecem num Brasil muito movimentado, mas que na mídia aparece deformado.

Um país que parece se resumir aos "manos" de Ricardo Teixeira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário